Direito de Família na Mídia
Prêmio Caio Mário da Silva Pereira
21/06/2005 Fonte: IBDFAM NacionalA Ética da Convivência Familiar
No início do próximo mês de julho, será anunciado, no Portal IBDFAM, o resultado do Prêmio Professor Caio Mário da Silva Pereira, promovido pelo Instituto em parceria com a Editora Forense.
O Prêmio Professor Caio Mário da Silva Pereira terá como resultado a publicação de uma grande obra coletiva, composta por textos de renomados profissionais e pelos dez trabalhos selecionados. O lançamento está previsto para outubro, durante o V Congresso Brasileiro de Direito de Família, que será promovido em Belo Horizonte (MG).
Os organizadores receberam 37 trabalhos de profissionais de todos os Estados brasileiros, cujos temas atenderam à proposta da obra, de reflexão sobre a "Ética da convivência familiar". O objetivo central é contribuir para que, no cotidiano dos Tribunais, possam ser identificados os direitos, deveres e os limites éticos que envolvem as relações familiares.
A seleção foi feita por um Conselho Editorial formado por membros do IBDFAM e da Forense. "Infelizmente, não foi possível aproveitar todos eles. Comprometemo-nos buscar outros espaços para publicá-los, disponibilizando, desde já, o nosso Portal", anunciou Tânia da Silva Pereira. Os autores dos trabalhos selecionados serão divulgados no Portal do IBDFAM a partir do próximo dia 5 de julho.
Convidados - A obra coletiva, sob a coordenação de Tânia da Silva Pereira e Rodrigo da Cunha Pereira, reúne trabalhos de renomados profissionais (alguns deles diretores do IBDFAM), convidados pela Editora: Maria Berenice Dias (A Ética na jurisdição de família); Rolf Madaleno ( O Preço do Afeto); Giselda Maria Fernandes Novaes Hironaka(Direito ao pai); Giselle Câmara Groeninga (Guarda Compartilhada - A Tutela do Poder Familiar); Luiz Edson Fachin (Tributo a Caio Mário); Luiz Felipe Brasil Santos (A Obrigação Alimentar na Perspectiva Ética); Eliana Riberti Nazaret (Guarda e convivência - o não falado); Guilherme Calmon Nogueira da Gama (Separação de Fato e ética no Direito de Família); Cristiano Chaves (Prisão civil por alimentos e a questão da atualidade da dívida à luz da técnica de ponderações de interesses: o tempo é o senhor da razão); Maria Celina Bodin de Morais (Danos morais em família? Conjugalidade, parentalidade e responsabilidade civil); Maria Helena Novaes (A Convivência Entre as Gerações e o Contexto Sociocultural); e Tânia da Silva Pereira (O cuidado como valor jurídico).
Os organizadores agradecem a participação desses estudiosos. Entre os textos, Tânia da Silva Pereira destaca o trabalho do Luiz Edson Fachin, intitulado "Tributo a Caio Mário" onde o autor transcreve sua homenagem ao Mestre Caio Mário da Silva Pereira, em discurso proferido no Instituto dos Advogados do Estado do Paraná.